ARTIGOS

AUMENTO DE IPTU? A TROCO DE QUÊ? HAJA PACIÊNCIA (E DINHEIRO)!

Leio que a prefeitura de Goiânia quer aumentar o valor do IPTU em até 33%. Eu me pergunto onde nossos dirigentes andam com a cabeça, se vivem no mundo da lua, do realismo fantástico, etc.

Quem ou o quê, nos últimos anos, teve um ganho dessa ordem? Salários, lucros, preços, nada atingiu sequer perto desse patamar. Será possível que esses governantes não têm o menor constrangimento para perceber o absurdo de um aumento desproporcional desses?

E, no caso concreto, mais imposto pra quê? Construir túnel que liga o nada ao lugar nenhum? Pra termos essas escolas municipais com professores em greve por salários e condições decentes de trabalho? Em suma, não há benefício ou contrapartida a mais essa escalada tributária! Minha impressão é que Goiânia está entregue às moscas.

E, pra variar, o aumento vem justificado pela mentira (não há outra palavra) de que o IPTU não é aumentado há oito anos, coisa assim. Mentira, repito. Olhei o meu carnê de 2012 e paguei mais que em 2011. Aí, pensei que podia ter sido só comigo, vai saber. Não. Pesquisei e de cara achei esta notícia, de 2012, com o título: “IPTU de Goiânia terá aumento de 6,4%”. Eis o primeiro parágrafo, lembrando que isso se deu em 2012:

“Em 2012, o contribuinte sofrerá com mais um aumento nos impostos. De acordo com o secretário de Finanças, Dário Campos, a Prefeitura de Goiânia optou por corrigir o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Importo Territorial Urbano (ITU) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), do período de novembro de 2010, que este ano fica em 6,4%.”

Aqui, o link pra notícia: http://www.sindmetalgo.com.br/s/clipping/iptu-de-goiania-tera-aumento-de-6-4

Em suma, pagamos impostos escorchantes para mentirosos, farsantes. Não dá!!! Haja paciência! Espero que seja vigoroso o repúdio social contra a medida. Li e espero que a sociedade civil, os cidadãos que financiam esse abuso, protestem contra esse descalabro.