0
ENTRETENIMENTO, QUADRINHOS

Asterix

As aventuras de Asterix foi a série de quadrinhos que devorei, várias vezes, durante a adolescëncia. Descobri essa preciosidade aos doze anos e até hoje leio e me divirto. As histõrias são sempre engraçadas e a gente acaba aprendendo tanta coisa, sem perceber. Sim, aprende-se muito de Histõria com Asterix, Obelix, Panoramix, Abracurcix, Ideiafix, Chatotorix, Ordenalfabetix, Panoramix, Yellosubmarina… os nomes são muito criativos.

Quem jã leu as revistas conhece esse texto, mas ele é perfeito pra descrever o mote básico da série de quadrinhos:

“Estamos no ano 50 antes de Crito. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum…”.

A tal aldeia, claro, é a que vivem os protagonistas (sim, pois Asterix é um deles, mas no mínimo Obelix tem de ser incluído entre os “atores principais”). Cercada por uma floresta de onde retiram parte de sua alimentação, pelo mar e pelas fortificações romanas, em cada aventura Asterix e Obelix (além do cachorrinho Ideiafix e, eventualmente, outros gauleses como o druida Panoramix e o chefe da aldeia, Abracurcix) partem para lugares distantes e a gente acaba conhecendo – rindo, sempre – muito sobre esses locais e época.

Enfim, é uma leitura muito prazerosa mesmo.

Tags: 

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*